Currículo Teórico-Prático

ENFERMARIAS E COBERTURA DOS ANDARES

A enfermaria de Neurologia apresenta uma taxa de ocupação superior a 90%, com a média de 40 pacientes internados por mês. Trata-se de uma enfermaria de neurologia geral de referência estadual.

As visitas às enfermarias de Neurologia serão realizadas diariamente com o preceptor específico do dia da semana conforme escala. Por ocasião da visita, todos os residentes devem estar presentes e todos os pacientes internados na enfermaria e solicitações de pareceres deverão ter sido avaliados pelo médico-residente uma vez que, após a visita diária, não há obrigatoriedade/disponibilidade do preceptor para passar outras visitas independentes ao longo do dia.

Todos os médicos-residentes são responsáveis pela supervisão das internações, avaliações e evoluções diárias, altas hospitalares e óbitos dos pacientes internados na unidade; supervisão do correto preenchimento das diversas fichas de controle que compõem o prontuário de cada paciente; zelar pelo adequado arquivamento da documentação do paciente e responsabilidade pela coleta de dados para a análise estatística do serviço e participação em trabalhos científicos do serviço.

Todos os médicos-residentes são co-responsáveis pelo atendimento aos pacientes internados durante o período de suas atividades no hospital (diariamente das 8:00-20:00 horas) em dias de semana e também nos finais de semana e deverão ter pleno conhecimento da situação clínica em que o paciente se encontra. Deverá haver passagem pessoal das informações e condições pertinentes do paciente ao médico-residente que o suceder na escala, caso haja revezamento entre os médicos-residentes.

Todas as solicitações de pareceres deverão ser respondidas em prazo máximo de 48 horas da chegada do parecer ao serviço de Neurologia, sob a supervisão do médico-preceptor.

O médico-residente do PRM em Neurologia deve ser comprometido com a preservação dos materiais e equipamentos constantes na instituição, sob pena de sanções disciplinares cabíveis em caso de extravio e/ou uso indevido do material, bem como deve fazer uso racional dos materiais de consumo, evitando o desperdício.

O médico-residente em Neurologia deverá cumprir escala de plantão de andar elaborada pela chefia do PRM em Clínica Médica, de forma presencial e com passagem pessoal das informações pertinentes ao médico-residente que o suceder na escala. Esta escala cobre o atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana (turnos das 08:00-20:00 e das 20:00-08:00 do dia subsequente), às intercorrências médicas ocorridas nas enfermarias de clínica médica, que será de responsabilidade dos médicos-residentes, supervisionados pelos médicos staffs da UTI. O residente da Clínica Médica que estiver de plantão na emergência será o responsável pelo andar da Clínica Médica diariamente das 08:00-20:00 (inclusive finais-de-semana e feriados). Durante o período noturno (20:00-08:00) seguirá uma escala paralela para o plantão de andar, formada pelos residentes da Clínica Médica e Especialidades Clínicas.

 

AMBULATÓRIOS

As atividades ambulatoriais serão desenvolvidas de acordo com distribuição nos estágios de especialidades e no serviço de Clínica Médica (R1) e Neurologia (R2 e R3), conforme tabela abaixo. O médico-residente deverá estar presente nos ambulatórios diários de Neurologia no período vespertino de segunda a sextas-feiras, às 13:00 horas e quartas e sextas-feiras às 7 horas. Dentre os 2 R2 e 2 R3 no Serviço de Neurologia, 3 residentes estarão nos ambulatórios matutinos enquanto 1 residente permanecerá nos andares para atender a intercorrências das enfermarias e responder pedidos de pareceres em escala anual a ser elaborada pelos residentes.

O encaminhamento de pacientes ao ambulatório se fará por meio de agendamento pela rede do Município/Estado e/ou após discussão prévia com o preceptor responsável pelo ambulatório.

 

PLANTÕES DE EMERGÊNCIA

Os plantões de emergência são realizados de forma ininterrupta e com horários divididos em períodos de 12 horas das 08:00-20:00 (por ocasião do estágio mensal na Emergência durante o R1) e das 20:00-08:00 do dia subsequente nos plantões noturnos, conforme escala elaborada pelo PRM em Clínica Médica, obedecendo a frequência de 1x/semana.

As atividades do médico-residente na emergência, como todas as demais atividades, são supervisionadas. O médico-residente deve sempre consultar o preceptor responsável que o orientará e esclarecerá quanto à conduta de cada caso.

A passagem do plantão é obrigatoriamente realizada pessoalmente do médico-residente que finalizou seu horário para o médico-residente que o sucederá no plantão subsequente.

Quando o médico-residente está em atividade de plantão ele deve considerar esta como sua principal responsabilidade, devendo se ausentar da emergência somente com prévia autorização do preceptor do horário (por exemplo: atividades teóricas, chamados aos andares, refeições, etc.), salvo nos casos onde o médico-residente for convocado para atendimento pela equipe de reanimação cardiovascular ou agravamento clínico de paciente sob sua responsabilidade quando o preceptor não for alcançável naquele momento.

É permitida a troca de plantão somente se houver registro por escrito em escala e livro próprios.

É expressamente proibido que o médico-residente abandone o plantão em caso de falta/atraso do médico-residente do horário seguinte.

 

ATIVIDADES DE ENFERMARIA E AMBULATÓRIO (R2 e R3)

  Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Manhã  

9:00 Visita às Enfermarias com  Dr. André (CM2)

10:00 Aula com Dr. André ou Dra. Katia ou Dr. Peter Wolf

8:30 Visita às Enfermarias com Dr. Luiz Paulo (CM2)

 

11:00Seminários em Neurologia com Dr. Luiz Paulo

7:00-10:00: Ambulatório de Doenças Desmielinizantes com Dr. Adaucto

10:00 Visita às Enfermarias com Dr. Adaucto (CM2)

 

9:00 Discussão de caso clínico + Educação Médica Continuada em Neurologia (Sala de aula do bloco didático-pedagógico – Térreo HU)

10:00 Visita às Enfermarias – todos (CM2)

7:00 Ambulatório de Epilepsia Refratária com Dra. Márcia

9:30h  Visita às Enfermarias com Dr. Luiz Paulo (CM2)

 

Tarde 13:00 Ambulatório de Cefaleia com Dr. Luiz Paulo

 

16:00 Ambulatório de Doença de Parkinson com Dr. André

13:00 Ambulatório de Neurologia Geral com Dr. Luiz Paulo

 

 

13:00 Ambulatório de Neuromuscular / Neurogenética com Dra. Gisele, André e Dra. Pricila

18:00 Reunião teórico-científica com Dra. Gisele

13:00 Ambulatório de Doenças Neurodegenerativas com Dra. Márcia, Dr. Eduardo, Dr. Ylmar e Dr. Marcos 13:00 Ambulatório de Epilepsia com Dra. Katia e Dra. Márcia e/ou  Dr. Peter Wolf

17:00-19:00 Curso de Epileptologia com Dra. Katia

 

 

 

 

  1. ATIVIDADES TEÓRICAS E CIENTÍFICAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA

 

A programação teórica respeitará o seguinte cronograma:

 

REUNIÕES TEÓRICO-PRÁTICAS

 

REUNIÃO DIA DA SEMANA HORÁRIO LOCAL COORDENADOR
Case Based Discussions Segunda 10:00-12:00 Sala da Pós-Graduação Dr. Peter Wolf
Discussão de Casos Clínicos e Seminários em Neurologia Terça 10-12:00 Enfermaria / NUPNEC Dr. Luiz Paulo
Reunião teórico-científica Quarta 18:00-

19:00

Ambulatório Área B Dra. Gisele
Reunião clínica multidisciplinar + Educação Médica Continuada em Neurologia Quinta 09:00-10:00 Bloco didático-pedagógico Todos
Visita Geral Quinta 10:00-12:00 Enfermaria CM2 Todos
Curso de Epileptologia Sexta 17:00-19:00 Ambulatório Área B Profa. Katia

 

 

 

ESCALA DE MÉDICOS RESIDENTES RESPONSÁVEIS PELAS REUNIÕES TEÓRICO-PRÁTICAS AO LONGO DO ANO

 

Segunda Terça Quarta Quinta
R2 A R3 B R2 A PRECEPTOR CONVIDADO
R2 B R2 A R3 B R2 A
R2 A R2 B R3 A R2 B
R3 A R2 B R2 B R3 A

 

Obs.: Identificação e notificação, aos demais residentes, de novos Pareceres e pacientes novos no Setor da Emergência – 7:00-7:30: R2 A ou R2 B

 

A relação dos nomes dos respectivos residentes que ficarão responsáveis por cada uma das aulas das reuniões teórico-práticas, descritas na tabela acima, será enviada, em momento apropriado, a posteriori, conforme escala anual de serviço, estágios e férias dos residentes.