Internato Médico

ATIVIDADES DE ENFERMARIA E AMBULATÓRIO – INTERNATO 12a FASE – ESTÁGIO NEUROLOGIA

 

  Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Manhã 9:30 Visita às Enfermarias com Prof. Rafael (CM2)

 

 

9:00 Visita às Enfermarias com Dr. Luiz Paulo (CM2)

 

11:00 Aula com Dr. Luiz Paulo (Semiologia)

9:00 Visita às Enfermarias com Dra. Lucia/Dr. Rinaldo (CM2)

 

 

 

 

9:30 Visita Geral às Enfermarias – todos os staffs (CM2)

 

 

11:00 Discussão de caso clínico multidisciplinar + Sessão Neuroimagem (Sala de aula em frente à Coordenação do Curso – Novo Bloco didático-pedagógico – Térreo)

08:30 Ambulatório de Epilepsia com Dra. Lucia (Área B) e Ambulatório de Neuroimunologia com Dr. Rinaldo

 

 

10:00 Visita às Enfermarias com Dr. Luiz Paulo (CM2) – somente doutorandos, que assumirão assistência aos pacientes internados e receberão avaliação e nota do internato condizente à sua participação.

 

 

Tarde 13:00 Ambulatório de Cefaleia com Dr. Luiz Paulo (Área B)

 

 

 

13:00 Ambulatório de Neurologia Geral com Dr. Luiz Paulo (Área B)

 

16:00 Ambulatório de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento com Dr. Ylmar (Área B)

 

 

 

13:00 Ambulatório de Doenças Neuromusculares e Neurogenéticas com Dra. Gisele, Dr. Rinaldo, Dra. Pricila (Área B) 13:00 Ambulatório de Neuropsiquiatria Geriátrica com Dr. Ylmar, Dr. Marcos e Dr. Alberto (Área A)

 

ÁREA VERDE DOS DOUTORANDOS

13:00 Ambulatório de Epilepsia com Dra. Marcia e Dra. Katia (Área B)

 

 

 

OBSERVAÇÕES:

 

1) Na segunda-feira, os DOUTORANDOS deverão dirigir-se à enfermaria assim que terminar a discussão de casos clínicos da CLM às 8:20 horas para se encontrar com a equipe de Neurologia e acompanhar os médicos-residentes.

2) O DR. LUIZ PAULO DE QUEIROZ é o responsável em fornecer as notas dos doutorandos. Esta nota deverá ser solicitada diretamente a ele na sexta-feira, ao término do internato, após a visita à enfermaria e avaliação que ele promove com a presença exclusiva dos doutorandos. Somente a presença diária poderá ser solicitada ao médico-residente.

3) Material didático disponível para o INTERNATO no site: www.neurologiahu.ufsc.br >> Graduação >> Disciplinas >> Internato Médico, bem como os protocolos clínicos e formulários adotados no serviço para as principais enfermidades neurológicas em www.neurologiahu.ufsc.br >> Protocolos Clínicos.

4) Todas discussões/aulas realizadas no período do estágio serão avaliadas e será atribuída uma nota ( já previsto no plano de ensino). À critério do professor, poderá ser realizada uma avaliação por escrito (dissertativa – descrição do caso clínico, diagnóstico e manejo, conduta com embasamento teórico) dos doutorandos tendo como base os casos clínicos dos pacientes internados na enfermaria da neurologia – correspondendo às notas COGNITIVO e PROCEDIMENTAL da caderneta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS ESPERADAS DO DOUTORANDO NO ESTÁGIO EM NEUROLOGIA:

 

OBJETIVO GERAL

  1. Ensinar os princípios e técnicas para o reconhecimento e manejo das doenças neurológicas mais prevalentes que um médico generalista irá encontrar em sua prática clínica diária.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Ensinar e reforçar as seguintes competências técnicas:
    1. Habilidade para obter uma história médica completa e confiável
    2. Habilidade para executar um exame neurológico dirigido e confiável
    3. Habilidade em examinar pacientes com alteração do nível de consciência ou estado mental anormal
    4. Habilidade para apresentar um caso clínico de forma clara, concisa e com todos os dados essenciais (anamnese e exame físico)
    5. Habilidade para executar uma punção lombar
  2. Ensinar e reforçar as seguintes competências analíticas:
    1. Habilidade em reconhecer sintomas neurológicos (distúrbios de consciência, cognição, linguagem, visão, audição, equilíbrio, função motora, sensibilidade e função autonômica)
    2. Habilidade em distinguir um exame neurológico normal do anormal
    3. Habilidade em diagnóstico topográfico
    4. Habilidade em formular um diagnóstico diferencial baseado na localização provável da lesão, evolução temporal e características demográficas e da história relevantes
    5. Uso e compreensão mínima de exames complementares mais comuns na neurologia: eletroencefalografia, eletroneuromiografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, biópsia de músculo, testes genéticos
    6. Princípios de manejo de doenças neurológicas mais comuns incluindo o reconhecimento e manejo de emergências neurológicas: participar da assistência de pelo menos 1 paciente com AVE, 1 paciente com demência, 1 paciente com distúrbio neurológico transitório (síncope, AIT, etc.), 1 paciente com distúrbio do movimento, 1 paciente com doença inflamatória do SNC, 1 paciente com crise epiléptica, 1 paciente com fraqueza muscular, 1 paciente com cefaleia, 1 paciente com dor, 1 paciente com distúrbio visual, 1 paciente com tontura/vertigem, 1 paciente com distúrbio do sono, 1 paciente com dormência, 1 paciente em coma, 1 paciente com compressão medular aguda, 1 paciente com delirium/encefalopatia/delirium tremens, 1 paciente com infecção do SNC, 1 paciente com TCE, 1 paciente com aumento da pressão intracraniana, 1 paciente com emergência neuromuscular (síndrome de Guillain-Barré, crise miastênica), 1 paciente com perda visual súbita, 1 paciente com síndrome neuroléptica maligna, 1 paciente com hemorragia subaracnóide
    7. Reconhecimento de situações em que o paciente deve ser encaminhado para o neurologista
    8. Habilidade em revisar e interpretar a literatura médica