Currículo Teórico-Prático

ENFERMARIAS E COBERTURA DOS ANDARES

A enfermaria de Neurologia é constituída por 10 leitos fixos para internação, sendo a taxa de ocupação superior a 90%, com a média de 40 pacientes internados por mês. Trata-se de uma enfermaria de neurologia geral de referência estadual.

As visitas às enfermarias de Neurologia serão realizadas diariamente com o preceptor específico do dia da semana conforme tabela abaixo. Por ocasião da visita, todos os residentes devem estar presentes e todos os pacientes internados na enfermaria e solicitações de pareceres deverão ter sido avaliados pelo médico-residente uma vez que, após a visita diária, não há obrigatoriedade/disponibilidade do preceptor para passar outras visitas independentes ao longo do dia.

Todos os médicos-residentes são responsáveis pela supervisão das internações, avaliações e evoluções diárias, altas hospitalares e óbitos dos pacientes internados na unidade; supervisão do correto preenchimento das diversas fichas de controle que compõem o prontuário de cada paciente; zelar pelo adequado arquivamento da documentação do paciente e responsabilidade pela coleta de dados para a análise estatística do serviço e participação em trabalhos científicos do serviço.

Todos os médicos-residentes são co-responsáveis pelo atendimento aos pacientes internados durante o período de suas atividades no hospital (diariamente das 8:00-20:00 horas) em dias de semana e também nos finais-de-semana e deverão ter pleno conhecimento da situação clínica em que o paciente se encontra. Deverá haver passagem pessoal das informações e condições pertinentes do paciente ao médico-residente que o suceder na escala, caso haja revezamento entre os médicos-residentes.

Todas as solicitações de pareceres deverão ser respondidas em prazo máximo de 48 horas da chegada do parecer ao serviço de Neurologia, sob a supervisão do médico-preceptor.

O médico-residente do PRM em Neurologia deve ser comprometido com a preservação dos materiais e equipamentos constantes na instituição, sob pena de sanções disciplinares cabíveis em caso de extravio e/ou uso indevido do material, bem como deve fazer uso racional dos materiais de consumo, evitando o desperdício.

O médico-residente em Neurologia deverá cumprir escala de plantão de andar elaborada pela chefia do PRM em Clínica Médica, de forma presencial e com passagem pessoal das informações pertinentes ao médico-residente que o suceder na escala. Esta escala cobre o atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana (turnos das 08:00-20:00 e das 20:00-08:00 do dia subsequente), às intercorrências médicas ocorridas nas enfermarias de clínica médica, que será de responsabilidade dos médicos-residentes, supervisionados pelos médicos staffs da UTI. O residente da Clínica Médica que estiver de plantão na emergência será o responsável pelo andar da Clínica Médica diariamente das 08:00-20:00 (inclusive finais-de-semana e feriados). Durante o período noturno (20:00-08:00) seguirá uma escala paralela para o plantão de andar, formada pelos residentes da Clínica Médica e Especialidades Clínicas.

 

AMBULATÓRIOS

As atividades ambulatoriais serão desenvolvidas de acordo com distribuição nos estágios de especialidades e no serviço de Clínica Médica (R1) e Neurologia (R2 e R3), conforme tabela abaixo. O médico-residente deverá estar presente nos ambulatórios diários de Neurologia no período vespertino de segunda a sextas-feiras, às 13:00 horas.

O encaminhamento de pacientes ao ambulatório se fará por meio de agendamento pela rede do Município/Estado e/ou após discussão prévia com o preceptor responsável pelo ambulatório.

 

PLANTÕES DE EMERGÊNCIA

Os plantões de emergência são realizados de forma ininterrupta e com horários divididos em períodos de 12 horas das 08:00-20:00 (por ocasião do estágio mensal na Emergência durante o R1) e das 20:00-08:00 do dia subsequente nos plantões noturnos, conforme escala elaborada pelo PRM em Clínica Médica, obedecendo a frequência de 1x/semana.

As atividades do médico-residente na emergência, como todas as demais atividades, são supervisionadas. O médico-residente deve sempre consultar o preceptor responsável que o orientará e esclarecerá quanto à conduta de cada caso.

A passagem do plantão é obrigatoriamente realizada pessoalmente do médico-residente que finalizou seu horário para o médico-residente que o sucederá no plantão subsequente.

Quando o médico-residente está em atividade de plantão ele deve considerar esta como sua principal responsabilidade, devendo se ausentar da emergência somente com prévia autorização do preceptor do horário (por exemplo: atividades teóricas, chamados aos andares, refeições, etc.), salvo nos casos onde o médico-residente for convocado para atendimento pela equipe de reanimação cardiovascular ou agravamento clínico de paciente sob sua responsabilidade quando o preceptor não for alcançável naquele momento.

É permitida a troca de plantão somente se houver registro por escrito em escala e livro próprios.

É expressamente proibido que o médico-residente abandone o plantão em caso de falta/atraso do médico-residente do horário seguinte.

 

ATIVIDADES DE ENFERMARIA, AMBULATÓRIO E REUNIÕES CIENTÍFICAS (R2 e R3)

ATIVIDADES DE ENFERMARIA E AMBULATÓRIO 2018

 

  Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Manhã 8:00 Ambulatório de Neuroimunologia com Dr. Rinaldo (SASC)

9:30 Visita às Enfermarias com Prof. Rafael (CM2)

 

10:00 Epilepsy Case Based Discussions – Dr. Peter Wolf (Sala de aula 8a fase)

 

9:00 Visita às Enfermarias com Dr. Luiz Paulo (CM2)

 

11:00 Aula de Semiologia Neurológica com Dr. Luiz Paulo (NUPNEC – 4 andar)

 

8:00 Ambulatório de Toxina Botulínica com Dr. Rinaldo (Área B)

9:00 Visita às Enfermarias com Dra. Lucia (CM2)

 

 

 

9:00 Discussão de caso clínico multidisciplinar + Sessão Neuroimagem + Seminários Dr. Peter Wolf (Sala de aula em frente à Coordenação do Curso – Novo Bloco didático-pedagógico – Térreo)

 

10:00 Visita Geral às Enfermarias – todos os staffs (CM2)

08:30 Ambulatório de Epilepsia com Dra. Lucia (Área B)

 

10:00 Visita às Enfermarias com Dr. Luiz Paulo (CM2)

 

 

Tarde 13:00 Ambulatório de Cefaleia com Dr. Luiz Paulo (Área B)

16:00 Ambulatório de Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento com Dra. Gisele (Área B)

 

 

13:00 Ambulatório de Neurologia Geral com Dr. Luiz Paulo (Área B)

 

17:30 Reunião de Neurogenética 1x/mês (Sala de aula Pediatria – 2 andar HU)

 

13:00 Ambulatório de Doenças Neuromusculares e Neurogenéticas com Dra. Gisele, Dr. Rinaldo, Dra. Pricila (Área B)

 

18:00 Reuniões LANNc 2x/mês (Auditório HU)

19:00 Reunião de NeuroCx-Neurorradio-Neuropato 1x/mês (Baía Sul Medical Center)

 

13:00 Ambulatório de Neuropsiquiatria Geriátrica com Dra. Márcia, Dr. Marcos e Dr. Alberto (Área A)

 

 

13:00 Ambulatório de Epilepsia com Dr. Peter Wolf, Dra. Márcia e Dra. Katia (Área B)