Unidade de Neurofisiologia do HU passa a oferecer novo serviço em Santa Catarina, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)

01/07/2019 08:27

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina – Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) iniciou uma nova fase na recém-inaugurada unidade de Neurofisiologia,que passa a oferecer os serviços do exame de Eletroneuromiografia em Santa Catarina, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ampliar a capacidade de atendimento dos serviços prestados pela instituição e a área de pesquisa no estado.

O exame de eletroneuromiografia analisa a função do sistema nervoso periférico, deve ser realizado por um médico-neurofisiologista com título de especialista em Neurofisiologia Clínica, auxiliando na detecção da localização, tempo de evolução, e gravidade de uma lesão em nervo ou músculo, ou seja, é exame importante na investigação diagnóstica de doenças neuromusculares. A equipe que realiza os exames é formada pelos neurofisiologistas, Gisele Espíndola e André Dias de Oliveira.

O equipamento de eletroneuromiografia foi doado pela empresa Laboratórios Pfizer Ltda. em 2016, graças aos esforços conjuntos do Dr. Rinaldo Claudino, Dra. Gisele Espíndola e Associação Amigos do Hospital Universitário da UFSC (AAHU).

http://www2.ebserh.gov.br/web/hu-ufsc/noticias/-/asset_publisher/kolvfeKgK2VF/content/id/4218927/2019-06-unidade-de-neurofisiologia-do-hu-passa-a-oferecer-novo-servico-em-santa-catarina-por-meio-do-sistema-unico-de-saude-sus-

Time da Eletroneuromiografia (ENMG) / Neuromuscular / Neurogenética / Doenças raras

Dr. André Dias de Oliveira & Dra. Gisele Espíndola